quinta-feira, 12 de abril de 2012

Espeto de pau

Ou como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o argueiro que está no teu olho, não atentando tu mesmo na trave que está no teu olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás bem para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão. Lucas 6:42

Incrível como as pessoas que fazem parte dos movimentos conseguem se vestir dos ideais mas não conseguem interioriza-los. Muitos dizem "É fácil falar, o difícil é fazer!".

O meio evangélico está repleto de ferreiros que usam espetos de pau. Pessoas com discursos que demonstram sabedoria, amor ao próximo, amor inclusive aos inimigos, incentivo à caridade e que não movem uma palha nesse sentido. Pessoas que se baseiam em Jesus, que pregou o desapego dizendo para que não atentemos às coisas do mundo (Colossenses 3:2), mas que compram carros, casas e fazendas com o dinheiro do dízimo de fiéis. Ou usam o evangelho para pregar sobre prosperidade quando esquecem que o filho de Deus nasceu em uma manjedoura e cresceu desprovido de riquezas materiais.

Os discursos são inflados de "verdade" e "justiça", mas as reuniões de lideranças ocorrem sempre a portas fechadas, o destino dos dízimos e ofertas nunca é levado a pleito na assembléia dos irmãos sobre seu destino. Instituições religiosas que recebem dinheiro dos fiéis, mas devido à política institucional, os efeitos dessas contribuições para manutenção do templo, da casa de Deus, nunca retornam às igrejas locais. Existe verdade sem transparência? Existe Justiça sem o repartir do pão? Muitas Igrejas locais tem ficado apenas com as migalhas...

Na verdade o movimento evangélico atual não consegue viver o que prega, justamente porque o que prega não é o que vive. Existe uma discrepância entre discurso e prática, como na parábola da figueira sem frutos (Mateus 21:19).

A essência não tem valor para a sociedade moderna, e os movimentos evangélicos que deveriam se portar como uma contra-cultura, tem se alinhado aos ditames da sociedade. Temos que ser sal (Mateus 5:13), temperar esse mundo com os valores do reino. Precisamos nos mover em direção às virtudes e não apenas ao discurso. A sua expressão de fé deve vir de suas convicções e ações.

A pergunta da imagem reflete o que temos dito: "Por que DIABOS, um ferreiro usaria um espeto de pau?". A resposta é simples, ele se diz ferreiro mas não o é.

O evangelho de Jesus é pra ser vivido de dentro para fora!


0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.